Você sabe o que é trombose?
A Trombose Venosa Profunda (TVP), conhecida apenas por trombose, é a formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias localizadas na parte inferior do corpo, geralmente nas pernas. O ortopedista, cooperado da Unimed Paulistana, Dr. Álvaro Motta Junior (CRM 11.2151), explicou sobre a doença. Acompanhe.
O que é trombose?
Dr. Álvaro – Trombose é a formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias localizadas na parte inferior do corpo, geralmente nas pernas.
Quais os principais sintomas?
Dr. Álvaro – A trombose pode ser completamente assintomática ou apresentar sintomas como dor, inchaço e aumento da temperatura nas pernas, coloração vermelho-escura ou arroxeada e endurecimento da pele.
Quais as causas?
Dr. Álvaro – Ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia. Uma embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a lesões graves.
É possível evitar?
Dr. Álvaro – Se tiver que fazer uma cirurgia de grande porte, o médico provavelmente receitará anticoagulantes para evitar problemas mais graves, como trombose. Não se esqueça de tomar os remédios corretamente. Faça visitas ao médico regularmente para checar se está tudo certo, pratique exercícios físicos regularmente e evite permanecer muito tempo sentado sem movimentar as pernas. É importante também evitar sobrepeso, fumo, estresse e consumo de alimentos que contenham gordura animal.
Qual o tratamento?
Dr. Álvaro – Existem medicamentos para reduzir a viscosidade do sangue e dissolver o coágulo (anticoagulantes) que ajudam a diminuir o risco, a evitar a ocorrência de novos episódios e o aparecimento de sequelas, mas que só devem ser usados mediante prescrição médica depois de criteriosa avaliação. Massageadores pneumáticos intermitentes também podem ser usados nesses casos.
Fonte: Medicina Preventiva | Unimed Paulistana
Comentários