Entrou água no ouvido?
Quem nunca passou pelo incômodo de ter água dentro dos ouvidos? O problema é comum, mas precisa de atenção. O otorrinolaringologista, cooperado da Unimed Paulistana, Dr. Ricardo Guimarães (CRM 115400), explicou o que deve ser feito. Confira:
Por que entra água no ouvido?
Dr. Ricardo – A sensação de “água no ouvido” ocorre quando há entrada de líquido no meato acústico que é um pequeno canal que se inicia na orelha e vai até a membrana do tímpano. Como o meato acústico apresenta uma curvatura pode haver acúmulo de água no seu interior.
Pode acarretar algum problema?
Dr. Ricardo – Pode causar o que chamamos de Otite Externa que é caracterizada por uma dor intensa no ouvido afetado, associada a uma redução temporária na audição e até mesmo saída de secreção do ouvido. Se a membrana do tímpano do paciente não estiver íntegra e a água chegar até o ouvido médio, poderá ocorrer a inflamação dessa região.
Qual é o tratamento indicado?
Dr. Ricardo – Para retirar a água pode-se inclinar a cabeça para o lado do ouvido acometido ou secá-lo com uma toalha, não ultrapassando o alcance que o dedo tem na abertura do canal do ouvido. Não se recomenda o uso de hastes flexíveis, pois pode haver lesão da membrana timpânica.
Caso ocorra dor, saída de pus, diminuição da audição ou inchaço na orelha, deve-se procurar um otorrinolaringologista para a correta avaliação e conduta.
É possível prevenir?
Dr. Ricardo – Durante o banho pode-se tampar o meato acústico com algodão molhado com um pouco de óleo corporal. Em piscinas, lagos ou mar pode-se utilizar tampões de ouvidos.
Quais são os sintomas?
Dr. Ricardo – A sensação de “água no ouvido” é desagradável e também pode haver a presença de ruídos quando a água se movimenta no meato. Em alguns casos, a sensação de água pode ser seguida de dor, saída de pus e diminuição temporária da audição.
Fonte: Medicina Preventiva | Unimed Paulistana
Comentários