Com a popularização dos smartphones e tablets é cada vez mais comum nos depararmos com pessoas usando esses aparelhos por horas e horas. Mas a falta de descanso somada a posições impróprias têm consequências silenciosas no organismo, como dores nos dedos, punhos e polegares. O ortopedista, cooperado da Unimed Paulistana, Dr. Edson Sasahara Sato falou sobre o assunto. Acompanhe:
Vem aumentando o número de pacientes com dores nas mãos, polegares e punhos devido ao uso excessivo de aparelhos móveis?
Dr. Edson – Sim, e geralmente o aparecimento da sintomatologia dolorosa está diretamente relacionado com a intensidade no uso de smartphones e tablets.
O uso desses aparelhos pode causar dores em outros locais do corpo?
Dr. Edson – Sim, principalmente na região lateral do cotovelo, mais especificamente no epicôndilo lateral, na coluna cervical e musculatura do trapézio.
Quais as doenças que podem causar?
Dr. Edson – A doença mais predominante é sem dúvida a tendinite, mas também é comum a síndrome do túnel do carpo (dor no punho) e dedo em gatilho que podem estar relacionadas, porém com frequência menor.
É mais comum nos jovens?
Dr. Edson – Sim, pois é justamente esta população que mais utiliza excessivamente os aparelhos eletrônicos.
Qual o tratamento indicado?
Dr. Edson – O tratamento mais importante é o repouso. Também podemos indicar medicações anti-inflamatórias não hormonais e hormonais, tratamento fisioterápico e acupuntura.
Como podemos prevenir?
Dr. Edson – Deve-se evitar o uso prolongado das mãos, intercalando sempre com períodos de pausa. Outra consideração é fazer a digitação com os outros dedos da mão, principalmente o indicador e médio, para não sobrecarregar o polegar.
Existe alguma recomendação para evitar o uso exagerado dos aparelhos eletrônicos?
Dr. Edson – A mensagem serve para transmitir informação sucinta e curta. Já o diálogo, envolve a troca de frases completas. Acredito que o mais lógico é usar a nossa voz para realizar diálogos mais longos, ao invés de escrever tudo por mensagem.
Fonte: Medicina Preventiva | Unimed Paulistana
Comentários