Saiba quais são os prós e contras do umidificador
Em dias muito seco, a baixa umidade acaba acarretando problemas respiratórios em muitas pessoas. Para aliviar os sintomas é recomendado o uso do umidificador de ar, porém quando utilizado exageradamente pode provocar problemas à saúde. A pneumologista, cooperada da Unimed Paulistana, Dra. Daniela G. N. Miranda explicou quais os prós e contras desse aparelho. Confira:
Para que serve o umidificador?
Dra. Daniela – A baixa umidade do ar agrava os problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos. Uma das maneiras de melhorar o ar seco é umidificá-lo e entre os métodos disponíveis temos o umidificador de ar.
O seu uso é recomendado? Por quê?
Dra. Daniela – O uso do umidificador de ar é recomendado, pois o ar seco desidrata as mucosas do nariz, garganta e faringe podendo levar à inflamação e piorando os sintomas de pessoas com rinite, faringite, asma e sinusite.
Quais são os benefícios e os contras do uso desse aparelho?
Dra. Daniela – O uso do aparelho melhora a umidade do ar e previne as crises de alergia. Sintomas comuns, como tosse seca, chiado no peito, irritação dos olhos e dificuldade para respirar podem ser evitados.
Porém, o uso em excesso pode provocar umidade nas paredes e nos móveis e o aparecimento de mofo e bolor, prejudicando quem já tem problema respiratório. Desta forma, não é recomendado dormir com o aparelho ligado durante a noite toda, mas ligá-lo com antecedência de três a quatro horas e desligá-lo ao deitar-se.
De que forma podemos substituí-lo?
Dra. Daniela – Podemos substituir o umidificador de ar por bacia com água ou toalha molhada, que podem permanecer no quarto durante toda a noite. Entretanto, a evaporação da água vai depender da temperatura do ambiente.
Qual a importância da hidratação do corpo?
Dra. Daniela – Perdemos água na respiração e na transpiração, portanto devemos beber água e hidratar o nariz com soro o que ajuda a combater o ar seco.
Fonte: Medicina Preventiva | Unimed Paulistana
Comentários