São muitos os tipos de manchas na pele, assim como as possíveis causas. Acnes, variação hormonal, exposição solar, gravidez, envelhecimento e reações alérgicas são as mais comuns. O dermatologista, cooperado da Unimed Paulistana, Dr. Victor Pavan Pasin falou sobre o assunto. Acompanhe:
Quais as principais causas de manchas na pele?
Dr. Victor – As manchas na pele podem refletir diferentes diagnósticos, porém em um país como o Brasil, onde a exposição solar é um hábito e o tom bronzeado da pele ainda é tido como sinônimo de beleza, podemos dizer seguramente que o sol é o principal vilão.
Além da falta de proteção solar adequada, outros possíveis causadores de manchas são as inflamações da pele, acne e uso inadequado de cosméticos.
Também não podemos esquecer as alterações hormonais e uso de medicamentos que contribuem para a formação e manutenção dessas doenças dermatológicas.
Existem tipos diferentes de manchas? Quais são?
Dr. Victor – Existem variados tipos de manchas e o médico dermatologista é o profissional correto para sua identificação e tratamento. Isso porque aos olhos do leigo ou mesmo de um profissional da saúde que não seja especialista, todas são muito parecidas e o diagnóstico errôneo pode causar graves danos ao paciente.
Na rotina do consultório as principais queixas de manchas dos pacientes são relacionadas ao melasma, às melanoses e às sardas.
Essas três dermatoses (doenças da pele), apesar de distintas, têm muita coisa em comum. Normalmente são acastanhadas, com diferentes formatos e cores, afetando principalmente o rosto e as áreas mais expostas do corpo, como o dorso das mãos, antebraços e colo do pescoço. Pioram muito no verão e acometem principalmente pessoas com hábitos inadequados de exposição solar e que não utilizam o protetor solar no dia a dia.
Como é feito o tratamento?
Dr. Victor – O tratamento das manchas acima citadas sempre começa com o uso correto do protetor solar, individualizado de acordo com o tipo de pele, além da conscientização do paciente sobre os cuidados com o sol, utilizando roupas, bonés, sombrinhas etc.
Contamos hoje em dia com diversas opções de cremes despigmentantes, além de procedimentos estéticos, como laser e peelings de diferentes composições.
A indicação de cada tratamento será baseada fundamentalmente no diagnóstico do paciente, além de características de sua pele e objetivos esperados.
Temos que tratar conjuntamente possíveis condições associadas que contribuam com as manchas, como acne e distúrbios endocrinológicos.
Devemos procurar um especialista assim que aparecem as primeiras machas?
Dr. Victor – Antes de iniciar qualquer tratamento, o fundamental é uma consulta dermatológica, que inclua o exame minucioso de cada mancha para saber se estamos diante de uma alteração puramente estética ou então algo mais grave, como um câncer de pele, por exemplo.
Nesse sentido, novamente reforço a orientação de que o paciente verifique se seu médico possui registro de especialista na área de dermatologia, preferencialmente um associado titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Comentários