Fique atento! Você pode ter refluxo
Mais de 20% dos brasileiros têm refluxo gastroesofágico. Os sintomas mais comuns são azia e queimação. O gastroenterologista, cooperado da Unimed Paulistana, Dr. Maxwell José falou sobre as causas, tratamentos e prevenção. Confira:
O que é refluxo?
Dr. Maxwell – Refluxo é o retorno ou subida do suco gástrico para o esôfago e laringe devido a conteúdos ácidos, o que leva o paciente a apresentar azia, dor no peito, dificuldade de deglutição, halitose (mau hálito), língua esbranquiçada e dor de garganta, além dos sintomas menos frequentes, como dor de ouvido, sinusite, bronquite e asma.
Quais as principais causas?
Dr. Maxwell – As causas do refluxo podem ser várias, mas na grande maioria está relacionada ao mau hábito alimentar, como o fato de não mastigar bem o alimento, comer rápido e em grandes quantidades, não ter horários fixos de alimentação. O ganho de peso, o hábito de fumar ou beber, também proporcionam o aumento do refluxo.
Afeta mais crianças ou adultos?
Dr. Maxwell – O refluxo atinge todas as camadas da população, tanto crianças como adultos.
Qual o tratamento?
Dr. Maxwell – O tratamento é feito com medicações que bloqueiam a produção do ácido clorídrico do estômago e através de medidas de comportamento alimentar.
Também existe a possibilidade do tratamento cirúrgico para quem possui hérnia gástrica hiatal de grande volume e quando o paciente não se adapta ao tratamento clínico.
É possível prevenir?
Dr. Maxwell – Prevenir o refluxo é um desejo de todo paciente, porém é sabido que todos nós temos refluxo, uns mais, outros menos, alguns com sintomas e outros sem sintomas, mas ao final todos refluímos. A melhor maneira de se evitar um quadro de refluxo é através das medidas de comportamento, principalmente não ganhando peso, não fumando ou bebendo.
Travesseiros antirefluxo auxiliam na prevenção?
Dr. Maxwell – É importante ressaltar que a maioria do paciente com refluxo apresenta mais sintomas durante o dia e quando está em pé. Portanto, os travesseiros antirefluxo ou elevação da cabeceira da cama só têm algum benefício para quem possui refluxo noturno, ou seja, pessoas que acordam com a sensação de afogamento.
Fonte: Unimed Paulistana | Medicina Preventiva
Comentários