Você sabe o que é prolapso genital?
Prolapso genital geralmente aparece depois de partos múltiplos, porém obesidade, envelhecimento, alterações hormonais e certas doenças musculares, neurológicas e genéticas também estão entre as causas dessa doença que compromete o desempenho físico, social, no trabalho e a sexualidade. O ginecologista, cooperado da Unimed Paulistana Dr. Wagner Pretti, explicou detalhes sobre a doença. Confira:
O que é prolapso genital?
Dr. Wagner – É a queda de um dos três órgãos mais importantes do interior da cavidade pélvica. Pode ser prolapso da bexiga, que manifesta com escapes da urina aos pequenos esforços como tossir, dar risadas ou carregar pesos. Temos também prolapsos do útero que se caracterizam por desconforto nos genitais, causando a sensação de ter algo no interior da vagina e os prolapsos retais, com exteriorização de uma pequena parte do reto para fora do orifício anal, em maior ou menor grau.
Quais as principais causas?
Dr. Wagner – Em todos os casos de prolapsos temos que inicialmente analisar algumas informações como número de partos que a mulher teve e se foram normais ou fórceps, nascimento de crianças muito grandes, período de dilatação do colo e se o expulsivo de cada um destes partos foi muito prolongado e se houve ruptura externa perineal (episiotomia) ou espontânea durante o período expulsivo. Analisamos também se houve cirurgias pélvicas, seja por mioma, tumores ou ainda outros motivos que levaram a alterar as estruturas internas. O hábito intestinal também pode influenciar em alterações anatômicas destas estruturas.
A partir de qual idade é mais comum?
Dr. Wagner – Os prolapsos de bexiga são os mais rápidos e aparecerem a partir dos 40 anos, pois quase sempre estão relacionados aos partos. Os de útero são bem mais raros, pois, além de estarem relacionados com os partos, também estão ligados a processos degenerativos musculares e são mais comuns em mulheres a partir dos 65 anos de idade. Já os retais têm como causa os traumas perineais de grave intensidade e não mostram relação clara com idade na sua manifestação.
É possível prevenir?
Dr. Wagner – A melhor prevenção é ter partos bem conduzidos, com o mínimo de trauma nos órgãos internos e da musculatura do assoalho pélvico.
Qual o tratamento indicado?
Dr. Wagner – O tratamento quase sempre é cirúrgico para todos os tipos de prolapsos, a não ser os de bexiga em sua fase inicial que permitem melhora significativa com fisioterapia.
Fonte: Medicina Preventiva | Unimed Paulistana
Comentários