Quais são os cuidados que se deve tomar com a pneumonia?
Pneumonia é uma infecção nos pulmões que é provocada pela penetração de bactérias, vírus, fungos ou substâncias químicas. O pneumologista cooperado da Unimed Paulistana, Dr. Jorge Nakatani, falou sobre os cuidados com essa doença. Confira:
Como evitamos a pneumonia?
Devemos adotar medidas práticas como: lavar as mãos, evitar permanecer em ambientes fechados e em aglomerações. Também devemos tomar as vacinas (BCG,Coqueluche, Gripes, Pneumonias) e evitar contato com tabaco e trabalho em ambientes com poeira.
Quais são os principais sintomas?
Os principais sintomas são tosse, expectoração, dor torácica, chiado no peito e dispneia. É de fundamental importância saber quais são os antecedentes pessoais e epidemiológicos do paciente, pois estas informações ajudarão a orientar o médico nos pedidos de exames e na estratégia diagnóstica e terapêutica.
Quais são as principais causas?
As principais causas são bactérias, vírus e fungos, porém, também pode ser causada pela inalação de substâncias químicas, como, por exemplo, agrotóxicos.
Quais os riscos da pneumonia?
Os pricipais riscos são a ocorrência de infecção generalizada (septicemia) e morte. Pessoas convalescentes de processos gripais, sinusites, idade acima de 60 anos, pacientes acamados, crianças, imunodeprimidos (seja por doença de base ou por quimioterapias, diabetes, diálises e SIDA), estão mais propícios a desenvolver a doença e suas complicações.
Qual é o tratamento indicado?
O tratamento depende do diagnóstico, porém, incluirá repouso, antibioticoterapia, broncodilatadores, analgésicos e antitérmicos.
Fonte: Medicina Preventiva – Unimed Paulistana
Comentários