Labirintite e seus sintomas
O nome correto é labirintopatia e é uma doença do ouvido que afeta as estruturas responsáveis pela audição e o equilíbrio. Ela surge de outras doenças, como otite média e meningite. O otorrinolaringologista, cooperado da Unimed Paulistana, Dr. Ricardo Carvalho Alencar Jr, falou sobre os sintomas, causas e tratamento. Acompanhe:
O que é labirintite?
Dr. Ricardo – A labirintite é uma doença do ouvido que pode comprometer tanto o equilíbrio quanto a audição, porque afeta o labirinto, estrutura do ouvido interno, constituída pela cóclea (responsável pela audição) e pelo vestíbulo (responsável pelo equilíbrio). As pessoas costumam chamar de forma equivocada qualquer distúrbio na região do ouvido interno de labirintite, sendo labirintopatia o termo correto.
Quais as principais causas?
Dr. Ricardo – As principais causas estão relacionadas a processos inflamatórios e infecciosos, porém, fatores menores como compressões mecânicas, alterações genéticas, tumores, e alguns tipos de medicamentos (ototóxicos) podem desencadear o problema.
Afeta mais crianças ou adultos?
Dr. Ricardo – Os adultos e idosos estão mais sujeitos, já que colesterol alto, diabetes, consumo excessivo de álcool e cafeína, tabagismo e excesso de ingestão de açúcar são fatores de risco.
Qual o tratamento?
Dr. Ricardo – É preciso fazer alguns exames, tais como audiometria, tomografia e otoneurológico. O tratamento medicamentoso, quando necessário, visa principalmente a redução dos sintomas e nesses casos os antivertiginosos e sedativos, bem como, os medicamentos para controle de náuseas e vômitos são de grande valia. Deve-se evitar mudanças de posição repentina, luzes fortes e estresse que também ajudam na remissão da patologia.
É possível prevenir?
Dr. Ricardo – Deve-se manter o controle dos níveis de glicemia, colesterol e triglicérides, evitar ingestão de álcool e de bebidas gaseificadas, consumo de alimentos à base de cafeína e não fumar.
Fonte: Medicina Preventiva | Unimed Paulistana
Comentários