Em termos médicos, o tremor nas pálpebras é chamado MIOQUIMIA. É um tremor involuntário do músculo Orbicular, que circula as pálpebras. Pode ocorrer sem motivo aparente, mas pode ser decorrente de alguma doença nos olhos ou nos nervos do rosto. Confira as dicas da oftalmologista, cooperada da Unimed Paulistana, Dra. Alessandra Trad Meirelles – CRM 103865.
Quais as principais causas?
Dra. Alessandra – As principais causas são cansaço extremo, estresse, nervosismo, ansiedade, ingestão excessiva de cafeína ou álcool, carência de potássio, alergia ocular e ressecamento ocular.
Existe algum exame para identificar?
Dra. Alessandra – O exame oftalmológico completo é necessário para averiguar se estas alterações do músculo são do estresse ou alguma doença oftalmológica. É possível tentar minimizar ou fazer cessar os sintomas por meio de suave massagem na pálpebra, além de procurar descansar e relaxar.
A doença pode ter um quadro mais crônico?
Dra. Alessandra – Caso o tremor apareça de forma mais crônica pode ser uma doença neurológica, como o Blefaroespasmo – doença de espasmo essencial. É uma condição rara, um tipo de distonia flácida, geralmente bilateral e associado à contratura dos outros músculos da face e caracterizado pela impossibilidade de controle voluntário.
Fonte: Medicina Alternativa | Unimed Paulistana
Comentários