Como ocorre a intolerância alimentar
Intolerância alimentar é a falta de enzimas no organismo que fazem a digestão de certos alimentos. Os que mais provocam a intolerância alimentar são a lactose e o glúten. O gastroenterologista, cooperado da Unimed Paulistana, Dr. Alexandre Sakano, explicou as causas, sintomas e tratamentos. Acompanhe:
O que é intolerância alimentar?
Dr. Alexandre – Intolerância alimentar pode ser caracterizada por vários fatores, e frequentemente é confundida com alergia alimentar.
A intolerância é um conjunto de sintomas causado por determinado alimento específico. As mais frequentes são a intolerância a lactose e ao glúten.
Quais são os principais sintomas?
Dr. Alexandre – Os principais sintomas são variados e vão desde incômodos de intensidade leve, como dor abdominal, distensão, gases, mal estar, podendo em alguns casos provocar diarreia, dor intensa e até sangramento intestinal, sempre após a ingestão do alimento ao qual se tem intolerância.
Quais as causas?
Dr. Alexandre – Não existe uma causa. É um fator individual de cada um, uma tendência do organismo. Em geral, a intolerância ao glúten é congênita e tende a se agravar com o tempo.
Já a intolerância a lactose vai se desenvolvendo ao longo da vida, sendo mais comum em adultos que normalmente aceitavam bem leite e derivados na infância.
Qual o tratamento?
Dr. Alexandre – O tratamento principal é evitar o alimento ao qual se tem intolerância. No caso da lactose, pode-se tomar a lactase, enzima que digere a lactose sempre que a pessoa for ingerir leite ou derivados, mas não tem cura, os sintomas vão aparecer sempre que se ingerir esses alimentos.
Fonte: Medicina Preventiva | Unimed Paulistana
Comentários