Você transpira demais?
Hiperidrose acontece quando a pessoa transpira excessivamente e de forma imprevisível e acontece mesmo quando a temperatura está baixa. Os dermatologistas, cooperados da Unimed Paulistana, Dra. Renata Sitonio e Dr. Renato Saliba falaram sobre esse assunto. Acompanhe:
O que é hiperidrose?
Dr. Renato – A hiperidrose é uma condição em que o indivíduo apresenta suor excessivo nas axilas, mãos, pés ou em todo o corpo.
Dra. Renata – Acontece porque as glândulas que produzem suor são hiperfuncionantes e a transpiração extrema pode ser embaraçosa, desconfortável, indutora de ansiedade e se tornar incapacitante.
Quais as principais causas?
Dr. Renato – Podem ser primárias e atingem preferencialmente as mãos, pés e axilas, hereditária, de origem indeterminada e secundária que está associada à ansiedade, estresse, obesidade, menopausa, diabetes, hipertireoidismo, estados febris e medicamentos.
Afeta mais crianças ou adultos?
Dra. Renata – A hiperidrose focal aparece na infância ou adolescência e normalmente há mais pessoas na família com o mesmo problema.
Qual o tratamento?
Dr. Renato – O tratamento pode ser local, à base de soluções de cloreto de alumínio ou aplicação e toxina botulínica, nos casos das axilas. Sistêmico, com uso de ansiolíticos, antidepressivos e anticolinérgicos e cirúrgicos, com retirada das glândulas sudoríparas das axilas e ressecção dos nervos da cadeia simpática. Deve-se levar em conta a possível ocorrência de hiperidrose compensatória no pós-cirúrgico, que afeta regiões anteriormente não comprometidas.
É possível prevenir?
Dr. Renato – Sim, através de exercícios físicos, visando o emagrecimento; ingestão de água; vestuário leve; uso de antidepressivos e ansiolíticos.
Fonte: Medicina Preventiva | Unimed Paulistana
Comentários