As fibras e os seus benefícios para a saúde
As fibras são encontradas em diversos alimentos que facilitam o funcionamento do intestino, ajudando no combate prisão de ventre, diabetes e colesterol alto. A endocrinologista e metabologista, cooperada da Unimed Paulistana, Dra. Suely Rédua B. Ribeiro falou sobre o assunto. Acompanhe:
Por que as fibras são importantes para o organismo?
Dra. Suely – As fibras devem ser ingeridas de forma regular para compor um cardápio diário saudável. Podemos, resumidamente, dizer que sua importância maior está no fato de elas ajudarem no trânsito intestinal, visto que as fibras insolúveis não são digeridas e, portanto impulsionam os resíduos alimentares através do intestino, diminuindo o tempo de trânsito. O consumo das fibras evita constipação, gases e suas consequências como dores abdominais e mal estar. Também conferem maior volume e consistência mais macia às fezes, o que permite maior conforto para evacuar, sem necessidade de grande esforço.
Qual a quantidade que deve ser consumida diariamente?
Dra. Suely – A quantidade de cada alimento sempre varia de acordo com o índice de massa corpórea e faixa etária. Porém, para um adulto dentro do peso ideal podemos definir de forma ampla como: legumes, de duas a três xícaras, verduras, de um a dois pratos de sobremesa, frutas diferentes, de duas a três e cereais, de duas a três colheres de sopa.
A falta de fibras pode causar algum dano à saúde?
Dra. Suely – Pode ser extremamente prejudicial para o intestino, causando dores, gases e mal estar. Às vezes, um intestino muito preso exige esforço levando ao aparecimento de hemorroidas.
Quais os tipos de alimentos que são compostos por fibras?
Dra. Suely – As fibras se dividem em solúveis e insolúveis.
– Solúveis- aveias, cevada, frutas cítricas, cenoura, beterraba, etc.
– Insolúveis – cereais em geral, granola, trigo, vegetais em geral, morango, uva, etc.
Fonte: Medicina Preventiva | Unimed Paulistana
Comentários