Estrabismo
É um distúrbio que afeta o paralelismo entre os dois olhos, que apontam para direções diferentes. Esses desvios podem ser constantes e ocorrer sempre no mesmo olho, manifestar-se alternadamente ou intermitente. O oftalmologista, cooperado da Unimed Paulistana, Dr. Wagner Koji Aragaki falou sobre o assunto. Confira:
O que é estrabismo?
Dr. Wagner – Estrabismo é mais conhecido como “olho vesgo, vesguice” ou olho torto. É uma doença ocular decorrente da falta de alinhamento ou paralelismo dos olhos, e frequentemente acomete as crianças.
Quais as principais causas?
Dr. Wagner – Pode ter várias causas, sendo a mais comum a ametropia, hipermetropia, causas neurológicas, e também a herança genética.
Pode acarretar algum risco?
Dr. Wagner – O maior risco é a criança ficar com o “olho preguiçoso” ou tecnicamente chamado amblíope, ou seja, a criança perde a visão do olho desviado. Se não houver tratamento até os oito anos, este dano é irreversível. Outro risco que pode acontecer é quando os dois olhos produzem a visão binocular ou visão em profundidade, que é perdida neste caso. Outros problemas podem advir do estrabismo na infância como o “bulling”.
Qual o tratamento?
Dr. Wagner – O tratamento é realizado após uma consulta oftalmológica inicial onde é diagnosticado o tipo de estrabismo e a presença de outras doenças oculares e sistêmicas. O tratamento é realizado com óculos, se houver ametropia (grau), tampão ocluso no olho bom, para fortalecer o olho preguiçoso e cirurgia, dependendo do caso.
É possível prevenir?
Dr. Wagner – A prevenção é a consulta de rotina com o pediatra que faz o diagnóstico inicial ou o oftalmologista.
Quais os sintomas?
Dr. Wagner – A criança pode se queixar de dificuldade para enxergar, dependendo da idade, porém, o mais comum é a mãe notar o desvio, principalmente nas fotografias.
Aparece na infância?
Dr. Wagner – Sim, logo após o nascimento é a idade de maior frequência do estrabismo.
A partir de qual idade a criança deve ser examinada?
Dr. Wagner – É importante ressaltar que a criança deva ser examinada por um oftalmologista antes dos três anos de idade para detecção de doenças oculares, inclusive o estrabismo. Lembrando que o desenvolvimento da visão ocorre até os oito anos de idade na criança, é importante o diagnóstico precoce para evitar amblíope ou olho preguiçoso.
Fonte: Medicina Preventiva | Unimed Paulistana
Comentários