Os problemas na coluna vertebral têm uma alta incidência na população. Alguns estudos demonstraram que 60-80% da população adulta tem ou teve um período incapacitante na vida gerado por problema na coluna vertebral, em especial da coluna lombar. Outros estudos científicos revelam que a partir dos 18 anos já encontramos processos de alteração ou degeneração de algumas articulações e, com 50 anos, todos os discos da região lombar estão alterados.
A região lombar é um segmento da coluna muito móvel e mais sujeito ao desgaste e efeitos da postura inadequada. É também a região de maior sobrecarga. Todos esses fatores podem gerar dor.
A dor nas costas pode ser causada por tensão muscular, trauma, deformidade ou, ainda, por doenças degenerativas e doenças sistêmicas. Pode ocorrer em qualquer lugar, desde o pescoço até o final das costas, em uma área pequena ou irradiada em área extensa.
Quando a dor é na região lombar, é chamada de lombalgia. A lombalgia é benigna e, na maioria das vezes, tem recuperação espontânea: 70% das pessoas se recuperam dentro de um mês. Esse tipo de dor pode estar presente em qualquer faixa etária, sendo mais comum na pessoa idosa.
Fonte: Medicina Preventiva | Unimed Paulistana
Comentários