Você é daltônico?
A deficiência visual chamada de daltonismo é a dificuldade de diferenciar, principalmente, as cores vermelha e verde. O oftalmologista, cooperado da Unimed Paulistana, Dr. Walter Brasil falou sobre essa alteração na visão. Confira:
O que é daltonismo?
Dr. Walter – O daltonismo (também chamado de discromatopsia ou discromopsia) é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também ser causada por lesão nos órgãos responsáveis pela visão, ou lesão de origem neurológica. É totalmente estável e não existe progressão.
Pode acarretar algum risco?
Dr. Walter – Não, o paciente se adapta a esta situação levando uma vida normal. Raramente pode-se atribuir erros ao apertar botões ou no manejo de fios durante o trabalho.
Não há nenhum motivo para preocupação, os portadores têm vida normal e são poucas as atividades incompatíveis com a deficiência.
Qual o tratamento?
Dr. Walter – Não há, visto também que não se faz necessário.
Quais os sintomas?
Dr. Walter – Vias de regra não existem queixas, a mãe ou a professora podem notar algum problema quando a criança dá nomes diferentes às cores, como chamar o lápis vermelho de marrom ou o verde de vermelho.
Os sintomas aparecem ainda na infância?
Dr. Walter – Sim, a criança nasce daltônica e é percebido durante a fase de aprendizado.
É mais comum em homens ou mulheres?
Dr. Walter – É errado pensar que acontece somente em homens, nas mulheres também ocorre. É mais raro e menos pronunciado, mas existe.
Fonte: Medicina Preventiva | Unimed Paulistana
Comentários