Como eliminar a caspa
Dermatite seborreica ou caspa é uma inflamação na pele e a causa não é totalmente conhecida, pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos. A dermatologista, cooperada da Unimed Paulistana, Dra. Telma Cristiane Rodrigues Brandão falou sobre o assunto. Acompanhe:
O que é caspa?
Dra. Telma – Caspa, também conhecida como dermatite seborreica, é uma condição crônica frequente e não contagiosa. Caracteriza-se pela descamação e vermelhidão da pele, geralmente acometendo as regiões da face, couro cabeludo e orelhas. Esta doença cutânea pode ser desencadeada ou piorada pelo frio ou estresse físico e emocional.
Quais as principais causas?
Dra. Telma – Apesar da ideia popularmente divulgada, a alimentação não tem muita influência no aparecimento da dermatite seborreica. No entanto, carboidratos e alimentos muito condimentados podem piorar essa condição. O uso de roupas que retêm suor também atrapalha no tratamento, bem como banhos quentes e demorados. Obesidade e alcoolismo são doenças que facilitam o aparecimento da dermatite seborreica. Por estes motivos, sempre sugerimos que o paciente evite tais fatores de risco para garantir melhor resposta no controle desta doença.
Afeta mais crianças ou adultos?
Dra. Telma – É mais frequente entre 18 e 40 anos de idade e um pouco mais comum em homens. Algumas vezes, pode afetar bebês logo nos primeiros meses de vida devido hormônios maternos que passam através da placenta.
Qual o tratamento?
Dra. Telma – O tratamento é feito com xampus específicos e alguns tipos de cremes, sendo muito importante evitar o uso de medicamentos com corticoides em sua composição ou, não havendo alternativa terapêutica, utilizar por pouco tempo. De qualquer forma, são fundamentais a avaliação e o acompanhamento por um médico dermatologista para verificar o tratamento específico para cada pessoa.
Fonte: Medicina Preventiva | Unimed Paulistana
Comentários