Nariz entupido. Por que isso acontece?
A obstrução nasal pode ser provocada por doenças virais, como a gripe, os resfriados e a sinusite, ou por distúrbios estruturais, como, por exemplo, o desvio do septo ou a presença de pólipos. O otorrinolaringologista, cooperado da Unimed Paulistana, Dr. Aloysio Augusto Tahan de Campos Netto falou sobre o assunto.
Quais as principais causas?
As principais causas de obstrução nasal são: rinites alérgicas e não alérgicas; sinusite aguda e crônica; alterações anatômicas como desvios de septo nasal, hipertrofia (aumento) de conchas nasais inferiores, hipertrofia de adenoide, pólipos nasais, tumores de seios da face e fossas nasais ou intracranianos.
Quais os sintomas mais comuns?
A obstrução nasal é um sintoma muito incômodo e pode vir acompanhado de secreção nasal, hiper-reatividade nas vias áreas superiores (como espirros e prurido nasal e ocular), lacrimejamento , respiração bucal, roncos, apneia obstrutiva do sono, sangramentos nasais e cefaleia (dor de cabeça).
Como é feito o tratamento?
O tratamento varia conforme a causa da obstrução nasal. Pode ser profilaxia ambiental, tratamento medicamentoso ou até mesmo cirurgia.
Como podemos prevenir?
No inverno, com tempo frio e baixa umidade do ar, o transporte mucociliar da mucosa de revestimento nasal fica prejudicado e as queixas de obstrução nasal tornam-se mais frequentes. É preciso tomar algumas medidas ambientais, como, por exemplo, evitar contato com cigarro, poeira, grãos de pólen, poluição, ácaros de poeira doméstica e pelos de animais. Além disso, é importante manter a umidificação das vias aéreas superiores através da lavagem das fossas nasais com soro fisiológico ou soluções salinas. O uso de umidificadores de ar em casa e no trabalho também ajuda a melhorar as condições das vias áreas superiores.
Dr. Aloysio Augusto Tahan de Campos Netto – otorrinolaringologista
CRM – 94178
Fonte: Medicina Preventiva – Unimed Paulistana
Comentários