Já ouviu falar em bursite?
Os ortopedistas, cooperados da Unimed Paulistana, Dr. Sergio Rowinski e Dr. Sergio Ungari falam sobre o que é bursite, causas e tratamentos dessa doença causada pela inflamação dos tendões. Confira:
O que é bursite?
Dr. Sergio Rowinski – É uma inflamação nos tendões que movimentam os ombros e levantam os braços. Os sintomas mais comuns são dores na região lateral e na frente do ombro, principalmente aos esforços.
Dr. Sergio Ungari – Bursite é uma inflamação da bursa (pequenas bolsas cheias de líquido sinovial) no ombro, joelho, quadril e pés. Normalmente é causado devido algum atrito, trauma ou inflamação local.
Quais as principais causas?
Dr. Sergio Rowinski – A inflamação pode ter várias causas, mas as mais comuns incluem o uso excessivo dos tendões e o próprio envelhecimento. Com o passar da idade, o tendão vai enfraquecendo e pode começar a inflamar. Também podem surgir alguns osteófitos (bicos de papagaio) em cima do tendão, o que provoca dor.
Dr. Sergio Ungari – A principal causa de bursites é algum atrito local ou irritação que causa inflamação. Pode ser por um trauma ou algum distúrbio articular que está pressionando a bursa.
Qual o tratamento?
Dr. Sergio Rowinski – O tratamento deste problema é, inicialmente, sempre conservador (não cirúrgico). Inclui o uso de anti-inflamatórios, fisioterapia para fortalecimento do tendão e infiltrações locais. O tratamento cirúrgico se reserva aos casos que não melhoram e nos quais o tendão esteja rompido.
Dr. Sergio Ungari – O tratamento na fase inicial consiste em repouso local, medicação e fisioterapia. Uma pequena parte dos pacientes com inflamação crônica da bursa necessita de cirurgia.
É possível prevenir?
Dr. Sergio Rowinski – Algumas pessoas apresentam maior tendência a desenvolver este problema, porém a prática de atividades físicas regulares para manter um bom fortalecimento dos ombros ajuda a prevenir.
Dr. Sergio Ungari – A prevenção da bursite consiste em diagnosticar a causa da inflamação da bursa e tratá-la. A bursite é um sinal que algo não vai bem com a articulação e deve ser corrigido este problema para evitar uma nova inflamação.
Fonte: Unimed Paulistana | Medicina Preventiva
Comentários