Como prevenir os cálculos renais
Cálculo renal é conhecido popularmente como pedra nos rins. É um quadro agudo que se instala mais nos homens do que nas mulheres. O urologista, cooperado da Unimed Paulistana, Dr. Wagner Morandini falou sobre o assunto. Confira:
O que é cálculo renal?
Dr. Wagner – Cálculo renal são estruturas compactas oriundas de cristais na urina que vão se atraindo até alcançarem um tamanho que pode causar cólicas renais. É também chamado de pedra renal ou litíase renal.
É mais comum em homens ou mulheres?
Dr. Wagner – De 10% a 12% da população adulta terá esse problema, sendo que sua incidência aumentou em 65% nos últimos 20 anos. O homem é mais acometido que a mulher, mas a diferença vem diminuindo a cada ano. A obesidade é outro fator que aumenta em 30% a ocorrência.
Quais as principais causas?
Dr. Wagner – Não há uma causa estabelecida, pois os cálculos têm diferentes formações. Entretanto, sabemos que pessoas que ingerem pouca água apresentam urina mais concentrada, o que facilita a formação das pedras.
Qual o tratamento?
Dr. Wagner – O tratamento depende do tamanho e da localização dos cálculos. Resumidamente, podem ser tratados clinicamente, quando menores de 4 mm. A partir daí podem exigir intervenções diferentes: litotripsia extracorpórea (por ondas sonoras), procedimentos endoscópicos e, mais raramente, cirurgias abertas.
É possível prevenir?
Dr. Wagner – De maneira geral, como prevenção, indicamos: ingerir 2,5 litros de líquido ao dia, de preferência água. Comer diariamente laranja, abacaxi e limão, pois aumenta a excreção do citrato que é um sal mineral eliminado pela urina e evita a formação de cálculos. Além disso, deve-se manter atividade física regularmente, por exemplo, caminhar por trinta minutos todos os dias e caso o cálculo seja de carbonato de cálcio também evitar bebidas gaseificadas.
Quais os alimentos que aumentam a incidência do cálculo renal?
Dr. Wagner – Devemos ingerir com moderação ou evitar os seguintes alimentos: carne bovina (eleva o cálcio e o ácido úrico), leite e derivados (eleva o cálcio), cloreto de sódio (aumenta a excreção de cálcio), linguiça, mortadela, salsicha, peixes defumados, bacalhau e azeitonas verdes (por terem muito sal e aumentam a excreção de cálcio).
Unimed Paulistana | Medicina preventiva
Comentários